domingo, janeiro 14, 2007

Vila Franca das Naves e o Xadrez


Há muitos anos, era uma criança, ganhei, por causa da minha irmã Maria Goreti e do amigo Luís Martins, o vício do Xadrez. Mas era um entre muitos na região, pois a antiga D.G.D. (Direcção Geral dos Desportos) através do Senhor Marino Ferreira, ensinou milhares de jovens das Escolas Primárias do distrito a jogar Xadrez (e muitas Escolas ficaram com belíssimos tabuleiros...).

Depois descobri que, em Vila Franca das Naves, éramos os suficientes para começar um clube de Xadrez. Assim, numa tarde, na minha casa, eu, Fernando Martins, o Miguel Madeira e o Rui Encarnação, depois de falarmos com os dirigentes da Casa do Povo, decidimos criar um clube e, depois de termos escolhido uma lista de nomes bonitos para o Clube, votámos democraticamente chamar-lhe Clube de Propaganda do Xadrez da Casa do Povo de Vila Franca das Naves (ou, simplesmente, C.P.X.C.P.V.F.N.).

Nascia assim mais um clube na terra, que durou cerca de 10 anos (até acabar a Casa do Povo...) que muitos títulos e prazeres deu aos seus membros - a presença, por diversas vezes, na 2ª Divisão Nacional, os quartos de final da Taça de Portugal, diversos títulos regionais, em todas as categoria, idas individuais a muitos campeonatos nacionais e muito mais, isto com um reduzidíssimo orçamento e muito bairrismo.

Depois da Casa do Povo acabar, a secção transitou (por um ano...) para o actual Clube da Terra (Associação Cultural e Desportiva de Vila Franca das Naves) tendo morrido de morte natural, pois não foi acarinhada como é o futebol...

Numa das últimas conversas que tive com o Miguel pensei que o Xadrez iria renascer como Secção Desportiva dos Bombeiros, mas a sua morte impediu essa possibilidade.


Como persisti, no Desporto Escolar em Leiria, no Xadrez, penso que mais tarde ou mais cedo o Xadrez há-de renascer em Vila Franca e, se houver algum professor interessado, poderá ser pela via do Desporto Escolar, pelo que passo a divulgar a seguinte Acção de Formação de Xadrez, em Coimbra, nos dias 2 e 3 de Fevereiro, em Coimbra:

A ADE Xadrez de Coimbra (Associação Desportiva Escolar de Xadrez de Coimbra) vem, por este meio, convidar os professores interessados, a frequentar nos próximos dias 2 e 3 de Fevereiro de 2007, sexta e sábado, respectivamente, o Curso de Formação de Monitores de Xadrez - Desporto Escolar, que será ministrado pelo Árbitro Internacional Carlos Dias, organizado em conjunto pela nossa Associação e pela Coordenação do Desporto Escolar de Coimbra, com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez e da Associação de Xadrez de Leiria.

O referido Curso habilitará para a Formação de Núcleos de Xadrez na Escola na Área do Desporto Escolar, estando aberto ao número máximo de 15 formandos.

Informações e inscrições para José Carlos Vicente (964 491 717), jcvicente@simplesnet.pt.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Cometa visível...


Se olharem com atenção para poente vão ver um espectáculo raro: um cometa visível a olho nu (que saudades do Hale-Bopp, de 1997...). Trata-se do Cometa C/2006 P1 McNaught, que será visível apenas nos próximos dias.

Aqui fica uma carta celeste com a variação da sua posição (notação dos dias à americana...):



segunda-feira, janeiro 08, 2007

As Ruas de Vila Franca e o cantor Fausto

Recebi a seguinte carta, que muito agradeço, e que passo a citar, na íntegra:

Meu caro Fernando João:
Os meus votos de um 2007 à medida dos seus desejos. Parabéns ainda pelo "blog" criado, que é fundamentalíssimo para quem vive longe, perto e até na própria localidade. Um trabalho excelente feito com muita dedicação, manifestando-lhe o desejo que ele perdure por longos anos.
Junto envio o excerto da última Acta da Assembleia à qual presido, concernente às novas placas toponímicas que também já são matéria do "blog". Como depreenderá da sua leitura, ficou ponto assente que a Rua Fausto Bordalo Dias, bem como vários outros nomes sugeridos pela Comissão, não poderão ainda figurar, pelas razões apontadas.
Conclua-se, pois, que não houve qualquer má vontade por parte da Assembleia, e que nunca a citada rua foi considerada neste pacote como uma substituição à rua dos Caminhos de Ferro.
Sem mais,
Um abraço
Leonel Cruz

Excerto da Acta da Assembleia:
«No quarto ponto da ordem de trabalhos deu-se a conhecer a Comissão de Toponímia desta Vila, que é constituída por: Leonel Fernando da Costa Pinto Nunes Cruz; Carlos Alberto dos Santos; Fernanda Daniela Ferreira Sousa; Maria Alice Martins e António Gomes Rodrigues. A referida comissão realizou uma cuidada revisão dos nomes dados às cinquenta e cinco ruas desta vila e resolveu levar a proposta à Assembleia de Freguesia para mudança de nome de três destas ruas: a Rua do Sol, que continuará afinal com o mesmo nome por vontade dos seus habitantes; a Rua das Camélias que passaria a chamar-se Rua de S. João e a Rua Direita que passaria a chamar-se Rua José Rodrigues Joana (prestando assim homenagem a um grande Presidente da Junta que Vila Franca das Naves teve ). Os membros da Comissão expressam ainda a vontade de alterar o nome de mais algumas artérias, de modo a dar mais sentido às próprias ou de modo a homenagear pessoas de certo modo importantes. No entanto, por questões temporais e estruturais, estas modificações ficarão para mais tarde. A Assembleia aprovou por unanimidade as mudanças efectuadas pela actual Comissão de Toponímia.»


NOTA FINAL: Num regime democrático tem-se o direito de discordar, aceitando embora a vontade da maioria. O cantor (e milhentas coisas mais que, de facto, este grande Senhor é...) Fausto Bordalo Dias, merece uma excepção à regra (suponho que a regra seja não atribuir nomes de pessoas ainda vivas às ruas da terra). É um cantor ímpar, com um trabalho musical único e excepcional, bastando referir que foi o autor do LP duplo "Por este Rio Acima", que deveria ser a excepção à regra. Aqui fica a sugestão...

sábado, janeiro 06, 2007

Dia de Reis

Para comemorar o Dia de Reis, nada melhor do que publicar duas fotos de um pequeno Presépio, feito pelas mãos habilidosas do Senhor José Matos, o antigo Chefe da Estação de Vila Franca das Naves, actualmente reformado e a fazer pequenas maravilhas, usando pequenas ferramentas, as mãos, a habilidade e alguma madeira e outros produtos...


Para saberem um pouco mais do Senhor Matos, aconselhamos a leitura da seguinte notícia, retirada jornal on-line Urbi et Orbi.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Bloco pedunculado em Souropires


Este gigantesco bloco pedunculado de granito pode ser apreciado no centro de uma aldeia próxima, Souro Pires (ou Souropires - já vi ambas as grafias...), no concelho de Pinhel, onde também existe o antigo Solar dos Távoras. É um dos maiores e mais bonitos do nosso país...!

Fotos da Rua do Comércio

Estas fotos, tiradas em Dezembro de 2005, mostram a Rua do Comércio, agora com algumas Lojas importantes fechadas...



segunda-feira, janeiro 01, 2007

Casa que pertenceu a Manuel Leal

Na sequência de um post anterior, esta é a casa que Manuel Leal construiu em Vila Franca das Naves, que posteriormente vendeu a um genro e este vendeu ao Senhor Pimentel, estando agora à venda e sendo da viúva do último dono, a Senhora Dona Conceição Pimentel. Está situada na Rua do Comércio, em frente ao Mercado.

Placas toponímicas

A primeira, muito antiga e tradicional, está junto da Farmácia Pereira. A segunda, no Supermercado PontoFresco da família Lourenço, mostra a placa da Rua dos Caminhos de Ferro que eu, de fonte segura, pensava que se iria chamar Rua Fausto Bordalo Dias, nome de um conterrâneo cantor, poeta, compositor e um dos mais brilhantes músicos portugueses contemporâneos (ver aqui e aqui) filho de uma antiga professora primária que deu aulas a muitos vilafranquenses...


Posted by Picasa

Posto de Vendas da Adega Cooperativa

Aqui ficam duas fotos do Posto de Vendas da Adega Cooperativa de Vila Franca das Naves - ver site aqui - onde passo para comprar o nosso vinho... Desta vez levei os tradicionais garrafões de 5 litros, na versão moderna de pack, que conserva melhor o vinho e é bastante mais barata...!


Posted by Picasa