sábado, agosto 16, 2008

Eclipse parcial da Lua de hoje

Publicamos o seguinte post, retirado do Blog AstroLeiria:


Hoje, logo a seguir ao pôr-do-sol, haverá um interessantíssimo Eclipse parcial da Lua (ocultando-se 81,3% da Lua atrás da sombra da Terra) e desta vez a horas decentes (a fase umbral começa logo a seguir ao nascer da Lua...).

Dados importantes para observar o eclipse:

1. Escolher um local sem obstruções para Este (o local onde nasce o Sol e onde irá nascer a Lua).

2. Se possível usar binóculos ou telescópio (há outras coisas para ver, nomeadamente Júpiter, Marte e Saturno, embora este fique abaixo do horizonte muito cedo...).

3. Ter atenção os horários (aproximados e em hora oficial de Portugal continental):
  • a Lua nasce (já na fase penumbral do eclipse) às 20.21;
  • o Sol põe-se às 20.29;
  • a fase umbral do Eclipse começa às 20.35;
  • o ponto máximo do eclipse é às 22.10;
  • a fase umbral do Eclipse termina às 23.44;
  • a fase penumbral do Eclipse termina às 00.57.
4. Estarem atentos ao tempo - podem dar uma vista de olhos à página do Instituto de Meteorologia português.


Mais dados e curiosidades, consultar o site da NASA (de onde veio a seguinte figura) de Fred Espenak sobre ECLIPSES...

(clicar para aumentar)

sexta-feira, agosto 15, 2008

A Volta volta a Vila Franca...!


Se calhar já muitos sabem, mas aqui fica, com pormenores, o que interessa...

No próximo domingo, dia 17.08.2008, a 70ª Volta a Portugal em Bicicleta vai, na 4ª Etapa, Guarda - Viseu, passar pela nossa terra. Assim, vindo de Cerejo, o pelotão e respectiva caravana irão percorrer algumas das ruas da nossa terra antes de os corredores avançarem rumo aos Tamanhos. Chegará cercas às 14.43 horas (para uma média de 41 km/h) ou às às 14.47 horas (para uma média de 39 km/h), segundo dados da informação.

Infelizmente não há nenhum prémio na nossa terra (há Meta Volante, em Pinhel e Trancoso, e Prémio de Montanha, de 3ª Categoria, nos Tamanhos) mas é excelente a sua passagem, bem como a possível dormida de alguma(s) equipa(s) nas instalações hoteleiras da nossa terra...

Esperemos que haja gente atenta que nos faça chegar mais dados sobre esta prova desportiva.

(clicar para aumentar)

A nossa Festa

Ouvi dizer - voz amiga me fez chegar novas da minha terra... - que a Banda de Música, este ano da Carragosela (mais exactamente a Banda 1º de Janeiro de Carragosela), do concelho de Seia, teve uma boa prestação.

Ficamos à espera que almas caridosas nos enviem mais informações ou fotos para aqui divulgarmos...

João e Filipa


D. JOÃO O PRIMEIRO


O homem e a hora são um só
Quando Deus faz e a história é feita.
O mais é carne, cujo pó
A terra espreita.
Mestre, sem o saber, do Templo
Que Portugal foi feito ser,
Que houveste a glória e deste o exemplo
De o defender.
Teu nome, eleito em sua fama,
É, na ara da nossa alma interna,
A que repele, eterna chama,
A sombra eterna.





D. FILIPA DE LENCASTRE


Que enigma havia em teu seio
Que só génios concebia?
Que arcanjo teus sonhos veio
Velar, maternos, um dia?

Volve a nós teu rosto sério,
Princesa do Santo Graal,
Humano ventre do Império,
Madrinha de Portugal!


in Mensagem - Fernando Pessoa

quinta-feira, agosto 14, 2008

Dia histórico para o nosso país...


Faz hoje 575 anos que faleceu El-Rei D. João I, o fundador da II Dinastia, dita de Avis, e o pai, com a memorável Rainha D.ª Filipa de Lencastre, da ínclita geração...

Foi também nesta data, há 623 anos, que Portugal conseguiu manter a sua independência, na Batalha de Aljubarrota, sobretudo por acção do Condestável Nuno Álvares Pereira (o Beato Nuno de Santa Maria - hoje quase santo, numa decisão recente da Igreja Católica) e que derrotou as numerosas tropas castelhanas e francesas nas cercanias da vila da Batalha, com ajuda de tropas inglesas, dando origem à mais antiga aliança entre países e que hoje ainda perdura.

De salientar, já que se falou do Mestre de Avis e no Beato Nuno, que D.ª Beatriz, a filha (legítima) de D. Nuno Álvares Pereira, se casou com D. Afonso, o filho (ilegítimo) de D. João I, vindo a ser eles os fundadores da Casa Ducal de Bragança, também tão importante na nossa história...

sábado, agosto 09, 2008

Festas de 2008 - Cartaz

(clicar para aumentar)

NOTA - Os nossos agradecimentos à nossa Presidente da Junta pelo envio do cartaz...

quarta-feira, agosto 06, 2008

Nunca mais...

Faz hoje 63 anos que uma pequena bomba nuclear - Little Boy - destruiu a cidade de Hiroshima...


Ney Matogrosso - Rosa de Hiroshima


A rosa de Hiroxima

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexactas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioactiva
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atómica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Poema de Vinícius de Moraes

Trancoso (e Vila Franca) na RTP


O Programa "Verão Total", da RTP 1, é hoje feito em Trancoso...! Das 10.00 às 13.00 horas e das 15.50 às 18.00 horas há a possibilidade de um programa com muitas coisas e gentes da nossa terra...

segunda-feira, agosto 04, 2008

O que fazer com os óleos alimentares?

Post adaptado a partir de outro post do Blog Dino_Geológico:


Pela primeira vez, vai passar a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados. A partir de dia 15 de Julho, a AMI lança ao público este projecto que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.

A AMI dá com este projecto continuidade à sua aposta no sector do ambiente, como forma de actuar preventivamente sobre a degradação ambiental e sobre as alterações climáticas, responsáveis pelo aumento das catástrofes humanitárias e pela morte de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Os cidadãos que queiram entregar os óleos alimentares usados, poderão fazê-lo a partir de agora. Para tal, poderão fazer a entrega numa garrafa fechada, dirigindo-se a um dos restaurantes aderentes, que se encontram identificados e cuja listagem poderá ser consultada no site www.ami.org.pt.

Os estabelecimentos que pretendam aderir, recebendo recipientes próprios para a deposição dos óleos alimentares usados, deverão telefonar (gratuitamente) para o número 800 299 300.

Este novo projecto ambiental da AMI permitirá evitar a contaminação das águas residuais, que acontece quando o resíduo é despejado na rede pública de esgotos, e a deposição do óleo em aterro. Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE). Ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação nem a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação.

São produzidos todos os anos em Portugal, 120 milhões de litros de óleos alimentares usados, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel. Este valor corresponde ao gasóleo produzido com 60 milhões de litros de petróleo, ou seja, o equivalente a cerca de 0,5% do total das importações anuais portuguesas deste combustível fóssil. A AMI dá assim a sua contribuição para favorecer a independência energética do país, conseguindo atingir este objectivo de forma sustentável e com uma visão de longo prazo, não comprometendo outros recursos igualmente fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para o bem-estar da população.

Segundo a União Europeia, o futuro do sector energético deverá passar pela redução de 20% das emissões de GEE até 2020, assim como por uma meta de 20% para a utilização de energias renováveis. Refere ainda uma aposta clara na utilização dos biocombustíveis, que deverão representar no mínimo 10% dos combustíveis utilizados.

A UE determina ainda que os Estados-Membros deverão assegurar a incorporação de 5,75% de biocombustíveis em toda a gasolina e gasóleo utilizados nos transportes até final de 2010 e o Governo anunciou, em Janeiro de 2007, uma meta de 10% de incorporação de biocombustíveis na gasolina e gasóleo, para 2010.

As receitas angariadas pela AMI com a valorização dos óleos alimentares usados serão aplicadas no financiamento das Equipas de Rua que fazem acompanhamento social e psicológico aos sem-abrigo, visando a melhoria da sua qualidade de vida.


Fundação AMI
Rua José do Patrocínio, 49
1949-008 Lisboa

Telefone: 218 362 100 | Fax: 218 362 199

E-Mail: reciclagem@ami.org.pt

Internet: www.ami.org.pt

Listagem das instituições de entrega de óleo


ADENDA
: Na nossa terra, segundo a Lista Oficial de Aderentes, o Café Silva, na Rua do Comércio, recebe óleos usados...! É uma excelente notícia...

sexta-feira, agosto 01, 2008

O eclipse em directo!

Via Blog AstroLeiria:

Começou às 10.41 horas (hora oficial portuguesa de Verão) e pode ser visto excelentemente (fraco remedeio para os pobres que não podem ir vê-lo para a Sibéria ou China...) neste site:


Site do Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves actualizado


O site do Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves mudou de endereço e foi actualizado!

http://www.eb23-vfrancanaves.edu.pt/index.htm

Aconselha-se uma visita ao mesmo...