quinta-feira, agosto 16, 2007

O P.e Indaleto morreu há 20 anos...


Faz hoje 20 anos (16.08.1987) que o nosso Padre Indaleto morria, de cancro do abdómen, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Chamava-se Indaleto Lopes das Neves, tinha nascido em S. Pedro de Rio Seco (Almeida) e, em Outubro de 1954, o Bispo da Guarda tinha-lhe dado a nossa Paróquia, pela qual zelou até à morte, durante quase 33 anos. Grande benemérito da terra, a ele devemos, com alguns párocos vizinhos, o Externato de S. Pedro (vulgo o Colégio) que veio dar origem à actual Escola EB 2.3 de Vila Franca das Naves (agora Agrupamento de Escolas de Escolas de Vila Franca das Naves), bem como a Igreja Nova, Casa Paroquial e Salão Paroquial, o Jardim de Infância e ainda o actual Clube da terra - a Associação Cultural e Desportiva de Vila Franca das Naves.

Fui, com meus pais e irmã mais velha, das últimas pessoas a vê-lo com vida, cheio de dores e com icterícia, quase moribundo. Morreu poucas horas depois - mas enquanto o seu nome perdurar na boca dos vila-franca-navenses, enquanto a sua obra existir, enquanto houver uma Rua como seu nome, enquanto perdurar o seu busto, enquanto a sua lápide (onde repousa com seus pais) foi preservada, ele continuará a viver entre nós.

Uma terra com história é uma terra viva - e o nosso Padre Indaleto tem um lugar especial na nossa história...

2 comentários:

Queiroz Limão disse...

Bom dia caro Fernando Martins.
Rogando me perdoe a ousadia de me dirigir a si, mas o facto de constatar que um conterrâneo meu, foi tão acarinhado por onde passou, enche-me de orgulho. Não obstante ser muito mais novo que o falecido padre Indaleto, recordo-me perfeitamente de ouvir a minha mãe, falar de dita pessoa. Peço-lhe também me permita colocar a sua notícia, com os devidos créditos, obviamente, num blog que possuo e que retrata São Pedro do Rio Seco. O blog é o www.amasprs.blogspot,com .
Antecipadamente grato pela atenção que me possa dispensar

Fernando Martins disse...

Caro amigo:

Parabéns pelo Blog da sua terra! Como é lógico, pode copiar tudo o que entender do Blog de Vila Franca das Naves, nomeadamente o post sobre o Padre Indaleto, indicando a origem...

Gosto de saber que o blog da minha terra é lido e espero que na sua terra se recorde também o grande senhor que foi o Padre Indaleto Lopes das Neves...