segunda-feira, setembro 08, 2008

Nas nossas cercanias

No mês de Agosto
Aldeia histórica de Marialva regista recorde de visitantes
08.09.2008 - 12h24 Lusa

A aldeia histórica de Marialva e o seu castelo amuralhado, no concelho da Mêda, registaram no mês de Agosto o número recorde de seis mil visitantes.

Dos seis mil visitantes, aproximadamente 10 por cento foram turistas espanhóis e franceses, registados no posto de turismo de Marialva, anteriormente da responsabilidade do ex-IPPAR, agora afecto à Câmara Municipal da Mêda.

Anteriormente a afluência não era divulgada, "impedindo-se assim uma real visão" da dimensão do volume de visitantes, revela a autarquia de Mêda em comunicado à imprensa.

João Mourato, presidente da Câmara Municipal de Mêda, sublinha que o esforço desenvolvido pela autarquia "tem assim recebido resposta e 'feed back' face à persistência em transformar os recursos do concelho em factores de desenvolvimento".

A Câmara Municipal procedeu à formação de guias que explicam as visitas ao castelo de Marialva, bem como material para venda, como "faianças, pequenas recordações, folhetos e livros sobre Marialva".

Prevista para breve está a realização de uma exposição sobre o tema " Marialva Vista Pelos Artistas" que ficará patente ao público no posto de turismo como "forma de dinamizar também a actividade criativa".

Outro dos objectivos do município é a elaboração de um roteiro actualizado com informações sobre o castelo de Marialva, a sua história, e informações úteis ao visitante, afirma a autarquia.

Povoada desde tempos remotos, Marialva foi no passado a "Civitas Aravorum" (Cidade dos Aravos), no período romano, e reconstruída na época dos imperadores Adriano e Trajano .

Recebeu foral em 1179 por D. Afonso Henriques e, tendo passado de novo para a soberania sarracena, foi reconquistada por D. Sanho I em 1200.

Marialva teve a sua feira criada em 1286 por D. Dinis e Foral Novo de D. Manuel em 1512, altura em que foi transformada numa das mais fortes praças militares e fortificações do reino de Portugal.

Foi antiga sede de concelho, extinto em 1855, quando passou para a área de Vila Nova de Foz Côa na reforma administrativa liberal, e em 1872 passou a integrar o concelho de Mêda.

in Público - ler notícia

Sem comentários: