segunda-feira, janeiro 08, 2007

As Ruas de Vila Franca e o cantor Fausto

Recebi a seguinte carta, que muito agradeço, e que passo a citar, na íntegra:

Meu caro Fernando João:
Os meus votos de um 2007 à medida dos seus desejos. Parabéns ainda pelo "blog" criado, que é fundamentalíssimo para quem vive longe, perto e até na própria localidade. Um trabalho excelente feito com muita dedicação, manifestando-lhe o desejo que ele perdure por longos anos.
Junto envio o excerto da última Acta da Assembleia à qual presido, concernente às novas placas toponímicas que também já são matéria do "blog". Como depreenderá da sua leitura, ficou ponto assente que a Rua Fausto Bordalo Dias, bem como vários outros nomes sugeridos pela Comissão, não poderão ainda figurar, pelas razões apontadas.
Conclua-se, pois, que não houve qualquer má vontade por parte da Assembleia, e que nunca a citada rua foi considerada neste pacote como uma substituição à rua dos Caminhos de Ferro.
Sem mais,
Um abraço
Leonel Cruz

Excerto da Acta da Assembleia:
«No quarto ponto da ordem de trabalhos deu-se a conhecer a Comissão de Toponímia desta Vila, que é constituída por: Leonel Fernando da Costa Pinto Nunes Cruz; Carlos Alberto dos Santos; Fernanda Daniela Ferreira Sousa; Maria Alice Martins e António Gomes Rodrigues. A referida comissão realizou uma cuidada revisão dos nomes dados às cinquenta e cinco ruas desta vila e resolveu levar a proposta à Assembleia de Freguesia para mudança de nome de três destas ruas: a Rua do Sol, que continuará afinal com o mesmo nome por vontade dos seus habitantes; a Rua das Camélias que passaria a chamar-se Rua de S. João e a Rua Direita que passaria a chamar-se Rua José Rodrigues Joana (prestando assim homenagem a um grande Presidente da Junta que Vila Franca das Naves teve ). Os membros da Comissão expressam ainda a vontade de alterar o nome de mais algumas artérias, de modo a dar mais sentido às próprias ou de modo a homenagear pessoas de certo modo importantes. No entanto, por questões temporais e estruturais, estas modificações ficarão para mais tarde. A Assembleia aprovou por unanimidade as mudanças efectuadas pela actual Comissão de Toponímia.»


NOTA FINAL: Num regime democrático tem-se o direito de discordar, aceitando embora a vontade da maioria. O cantor (e milhentas coisas mais que, de facto, este grande Senhor é...) Fausto Bordalo Dias, merece uma excepção à regra (suponho que a regra seja não atribuir nomes de pessoas ainda vivas às ruas da terra). É um cantor ímpar, com um trabalho musical único e excepcional, bastando referir que foi o autor do LP duplo "Por este Rio Acima", que deveria ser a excepção à regra. Aqui fica a sugestão...

Sem comentários: