domingo, janeiro 14, 2007

Vila Franca das Naves e o Xadrez


Há muitos anos, era uma criança, ganhei, por causa da minha irmã Maria Goreti e do amigo Luís Martins, o vício do Xadrez. Mas era um entre muitos na região, pois a antiga D.G.D. (Direcção Geral dos Desportos) através do Senhor Marino Ferreira, ensinou milhares de jovens das Escolas Primárias do distrito a jogar Xadrez (e muitas Escolas ficaram com belíssimos tabuleiros...).

Depois descobri que, em Vila Franca das Naves, éramos os suficientes para começar um clube de Xadrez. Assim, numa tarde, na minha casa, eu, Fernando Martins, o Miguel Madeira e o Rui Encarnação, depois de falarmos com os dirigentes da Casa do Povo, decidimos criar um clube e, depois de termos escolhido uma lista de nomes bonitos para o Clube, votámos democraticamente chamar-lhe Clube de Propaganda do Xadrez da Casa do Povo de Vila Franca das Naves (ou, simplesmente, C.P.X.C.P.V.F.N.).

Nascia assim mais um clube na terra, que durou cerca de 10 anos (até acabar a Casa do Povo...) que muitos títulos e prazeres deu aos seus membros - a presença, por diversas vezes, na 2ª Divisão Nacional, os quartos de final da Taça de Portugal, diversos títulos regionais, em todas as categoria, idas individuais a muitos campeonatos nacionais e muito mais, isto com um reduzidíssimo orçamento e muito bairrismo.

Depois da Casa do Povo acabar, a secção transitou (por um ano...) para o actual Clube da Terra (Associação Cultural e Desportiva de Vila Franca das Naves) tendo morrido de morte natural, pois não foi acarinhada como é o futebol...

Numa das últimas conversas que tive com o Miguel pensei que o Xadrez iria renascer como Secção Desportiva dos Bombeiros, mas a sua morte impediu essa possibilidade.


Como persisti, no Desporto Escolar em Leiria, no Xadrez, penso que mais tarde ou mais cedo o Xadrez há-de renascer em Vila Franca e, se houver algum professor interessado, poderá ser pela via do Desporto Escolar, pelo que passo a divulgar a seguinte Acção de Formação de Xadrez, em Coimbra, nos dias 2 e 3 de Fevereiro, em Coimbra:

A ADE Xadrez de Coimbra (Associação Desportiva Escolar de Xadrez de Coimbra) vem, por este meio, convidar os professores interessados, a frequentar nos próximos dias 2 e 3 de Fevereiro de 2007, sexta e sábado, respectivamente, o Curso de Formação de Monitores de Xadrez - Desporto Escolar, que será ministrado pelo Árbitro Internacional Carlos Dias, organizado em conjunto pela nossa Associação e pela Coordenação do Desporto Escolar de Coimbra, com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez e da Associação de Xadrez de Leiria.

O referido Curso habilitará para a Formação de Núcleos de Xadrez na Escola na Área do Desporto Escolar, estando aberto ao número máximo de 15 formandos.

Informações e inscrições para José Carlos Vicente (964 491 717), jcvicente@simplesnet.pt.

Sem comentários: