segunda-feira, novembro 16, 2009

A despedida do Comandante Castela na Imprensa

Rogério Castela deixa bombeiros após 27 anos de dedicação à causa

Passagem ao Quadro de Honra da corporação de Vila Franca das Naves, que comandou desde 2005, depois da morte de Miguel Madeira


Com a saída de Rogério Castela, o comando dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves está a ser assegurado por Clemente Delgado, até agora comandante adjunto


Após 26 anos e onze meses de serviço efectivo nos bombeiros, dos quais cerca de metade a desempenhar funções de comando, Rogério Castela deixa o trabalho de ‘soldado da paz’. Com esta decisão, aos 57 anos de idade, Castela abandona o cargo de comandante na corporação de Vila Franca das Naves, pedindo a passagem ao Quadro de Honra da Associação Humanitária. Passa agora a dedicar-se apenas às funções de coordenador do Serviço de Protecção Civil Municipal de Trancoso, que desempenha desde finais de 2007.

Desde Novembro de 2005 a comandar a corporação de Bombeiros de Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso, Rogério Castela decidiu agora deixar o cargo por motivos pessoais. O ex-comandante, com residência e vida profissional em Trancoso, diz sentir-se cansado: “Estes quatro anos foram de uma enorme actividade e conduziram a que, depois deste Verão particularmente difícil, eu me sentisse cansado e um pouco saturado desta actividade nos bombeiros”. “Depois de fazer 26 anos e 11 meses de serviço efectivo nos bombeiros, metade a desempenhar funções de comando, entendi que tinha chegado a altura de terminar”, adianta.

“Saio, claramente, com o sentimento de dever cumprido”

Rogério Castela garante que sai “sem problemas”, adiantando que o corpo de Bombeiros “está perfeitamente organizado e disciplinado”. Faz, de resto, um balanço bastante positivo dos anos que esteve a comandar a corporação, que este ano completou apenas onze anos de existência. “Parto muito satisfeito, honrado e prestigiado por ter comandado o corpo de Bombeiros de Vila Franca, criado quando eu era comandante dos Bombeiros de Trancoso”, salienta, acrescentando que o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos foi “importante, quer em termos de formação, quer em termos de organização do corpo de bombeiros, quer no que respeita às actividades levadas a cabo, quer ao nível da própria resposta operacional”. “Saio, claramente, com o sentimento de dever cumprido”, reforça.

Uma das lutas do antigo comandante foi a construção do novo quartel dos Voluntários de Vila Franca, lançando a campanha “Nós também merecemos um quartel”. Uma obra que, depois de alguns contratempos, deverá ser uma realidade em breve, como acredita Rogério Castela.

Tudo pronto para a construção do quartel

A obra do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves deve avançar nos próximos dias. Após a anulação do primeiro concurso público foi lançado um novo concurso, estando agora já concluído todo o processo com vista à construção das instalações. A propósito do concurso, o presidente da Câmara de Trancoso, Júlio Sarmento, deu conta que “o preço no segundo concurso até desceu em relação à melhor proposta do primeiro”.

O quartel vai ser construído com verbas do Município e do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), tendo sido convidado o secretário de Estado da Protecção Civil para o acto de lançamento da primeira pedra. A empreitada foi adjudicada a um consórcio constituído pelas empresas Cipriano Pereira de Carvalho e Filhos, Lda e Maquisusi – Sociedade de Construções e Transportes, Lda.

in Jornal Nova Guarda - texto de Fátima Monteiro

Sem comentários: