quarta-feira, julho 07, 2010

A anarquia no Ministério da Educação e a fusão de Agrupamentos de Escolas nas notícias - XXVIII

Estive a passar os olhos pelos relatórios da avaliação externa levada a efeito pela IGE. Concentrei-me na área da DRELVT por ser, obviamente, a que melhor conheço.

Concentrei-me no concelho onde lecciono, onde vivi a maior parte da vida e onde fui aluno durante onze anos. Que é um dos dois que conheço um pouco mais de perto.

Este ano lectivo, entre 2 Secundárias e 6 agrupamentos com EB 2/3 no topo, a sorte saiu a uma das Secundárias e a quatro agrupamentos. Já estão online 4 dos 5 relatórios (o 5º é dos que me desperta maior curiosidade, por causa das habilidades que consta terem sido colocadas em prática para a visita).

E não é que eu fiquei agradavelmente surpreendido pelo sentido da avaliação? Mesmo se ainda os acho generosos em alguns parâmetros, em especial quando se dá uma classificação de suficiente a resultados que, na melhor das hipóteses, são medíocres?

Confesso que fiquei a admirar um pouco mais os inspectores que andaram por ali.

Só que esta avaliação parece que de pouco serve, quando se trata de funcionar como base para alguma coisa mais séria. Ou mesmo menos séria como é o caso dos mega-agrupamentos.

Eu exemplifico com o que se passa numa freguesia onde a secundária e os dois agrupamentos foram avaliados.

A avaliação dos cinco parâmetros foi a seguinte:

  • ESec: Bom-Bom-Bom-Bom-Satizfaz
  • 1º agrupamento – Satizfaz-Bom-Bom-Bom-Satizfaz
  • 2º agrupamento – Satizfaz-Satizfaz-Bom-Satizfaz-Satizfaz

Pelo que se sabe, qual foi a solução de mega-agrupar? Foi a topográfica, mais até do que geográfica, agrupando a Secundária com o 1º agrupamento. O 2º agrupamento, com a avaliação claramente pior, incluindo ao nível da liderança, foi a que ganhou o prémio de ficar sem agrupar.

E é isto que me mete um bocado mais de confusão: mas então que raio de critérios são usados para isto? Não seria boa ideia que os suficientes beneficiassem da experiência dos bons?

E já agora, não seria tempo para algumas peneiras e certas boas práticas serem repensadas?

Nota: Fui espreitar a avaliação externa de 2008/09 e reparei que em relação a outro mega-agrupamento de que se fala na zona, em outra freguesia, se vai colocar um agrupamento com a avaliação de Bom-Bom-Muito Bom-Muito Bom-Bom na dependência de uma Secundária com 5 suficientes. Neste caso pode ser que a termodinâmica ou a mecânica dos fluidos funcionem.

in A Educação do meu Umbigo - post de Paulo Guinote

Sem comentários: