Porque a cegueira do Ministério da Educação não permite ver para além do imediato, vai hoje ser extinto o Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves. Pese embora o facto de haver ilegalidades (ser contrário à Carta Educativa do concelho e não haver audição prévia do Conselho de Escolas), de os Agrupamentos em causa e as autarquias serem contra, de a Comunidade Educativa não aceitar tal decisão, vai o Ministério da Educação persistir no erro.
O Agrupamento que vai desaparecer tem História, tem avaliações excelentes e provas dadas, tem alunos premiados, tem professores, funcionários e alunos esforçados e a recompensa disto tudo é um chuto no cu e vai-te embora ó cão.
Se calhar não lutámos o suficiente, não nos unimos e esquecemos as divergências políticas ou querelas pessoais. Mas a luta não acabou - este modelo de gestão das escolas não presta. Como se pode gerir à distância uma Escola ou sem uma verdadeira Secretaria? Como se pode juntar duas comunidades diferentes e esperar que num ano se transformem num verdadeiro Agrupamento?
Se me perguntarem o que há a fazer, a minha resposta é, como sempre, continuar a luta. Todos têm de dar o seu contributo para que o que se perde seja pouco, pois não tenham dúvidas que vamos perder e muito.
Há que pensar e manifestar desde já o nosso desagrado (não é, quando daqui a um ou dois anos, ficarmos sem Secretaria, sem 3º Ciclo, sem representantes nos órgãos do Mega Agrupamento e com menos 5 ou 6 professores, que devemos chorar o leite derramado...).
Há que pensar e manifestar desde já o nosso desagrado (não é, quando daqui a um ou dois anos, ficarmos sem Secretaria, sem 3º Ciclo, sem representantes nos órgãos do Mega Agrupamento e com menos 5 ou 6 professores, que devemos chorar o leite derramado...).
Há que ir novamente falar com os responsáveis desta estúpida ideia, com os políticos, tornar a falar com os jornalistas, fazer manifestações e ameaçar com cortes de estrada ou de comboio, para que percebam que não nos conseguem roubar o nosso Agrupamento sem levarem o devido troco.
Há que motivar os que têm dúvidas e preparar a luta, pois isto não ficará assim. Há recordar que há um abaixo assinado na Internet que precisa de mais assinaturas - http://www.peticaopublica.com/?pi=VFN201.
Há que recordar que há gente da terra bem colocada para ajudar na luta e que todos somos pouco para resolver o problema...
O meu apelo final é que se recuse o derrotismo. Há que dar as mãos, esquecer as políticas e o passado e preparar o futuro - se aprendermos com o passado e o presente certamente iremos superar mais esta afronta...!
Sem comentários:
Enviar um comentário