quinta-feira, junho 03, 2010

A destruição do Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves em notícia

Governo prepara-se para fechar a “melhor escola” da Guarda

Petição pública quer travar encerramento

O ministério da Educação prepara-se para fechar o Agrupamento de Escola de Vila Franca das Naves, no distrito da Guarda. A escola, segundo um relatório recente, foi considerada a “melhor escola do distrito da Guarda” e agora, um grupo de peticionários quer levar o caso à Assembleia da República. A petição online já conta com uma centena de assinaturas para salvar a escola do encerramento. A petição quer lutar pelo “direito Constitucional e inalienável à educação de proximidade”.

O governo anunciou esta terça-feira que ia encerrar 900 escolas básicas em todo o país, 500 já em Setembro.

Segundo a petição, a avaliação externa feita recentemente ao agrupamento mostrou uma “melhoria assinalável, no último triénio, dos resultados nos exames nacionais do 9º ano na disciplina de Matemática, superiores aos referentes nacionais nos últimos dois anos”.

O Agrupamento funciona entre as cidades de Trancoso e Pinhel e as sedes dos Agrupamentos "vizinhos" estão a uma distância entre 15 e 25 quilómetros.

1 comentário:

Merceeiro disse...

«Enquanto autor da petição online contra o encerramento do Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves apresento o meu regozijo pela aderência conseguida, que em apenas três dias já ultrapassou os 250 signatários, mas que precisa de mais subscritores para dar dimensão a esta causa - em defesa da Educação e da regiã...o.»
Luís Baptista-Martins