quinta-feira, junho 03, 2010

Pequeno contributo para perceber porque é estúpido extinguir o Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves

Quem não é professor demorou algum tempo até perceber que algo vai podre no Ministério da Educação deste nosso país, desde há uns anos para cá. Muitos pensavam que eram os professores que não queriam trabalhar, que esta classe tinha demasiadas mordomias, ganhava de mais e exagerava nas férias. Assim, de um instante para o outro passámos (eu sou professor...) do oito para o oitenta, sem benefícios para os alunos ou para a sociedade e com custos que iremos pagar bem caro nos próximos anos.


Hoje as pessoas começam a perceber que não é possível que o Ministério da Educação continue a fazer tudo contra os seus reais interesses, pensando apenas a curto prazo e tentando poupar cêntimos (como por exemplo nos cargos de Directores de Escolas ou no funcionamento de pequenas Escolas de 1º Ciclo) enquanto esbanja milhares de milhões (na recuperação de Escolas Secundárias que até funcionavam bem ou em computadores para alunos – e-escolas e Magalhães – que são basicamente usados para brincar).

Agora é mais uma decisão errada, contrariando promessas eleitorais, que irá fechar imensas Escolas de 1º Ciclo na nossa região, bem como provocará a destruição do Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves, que serve (e bem) os alunos da nossa região, com uma recente avaliação do próprio Ministério da Educação o provou – ver AQUI.

É por isso que não nos irão vergar, até porque falta respostas a algumas questões:
  • O poder político local (Câmara Municipal e Junta de Freguesia) foi antecipadamente ouvido nesta decisão? E, se sim, qual foi a sua posição?
  • A Escola de Vila Franca das Naves irá manter-se efectivamente aberta, com alunos até ao 9º Ano?
  • Foram ouvidos os interessados na fusão (os docentes, alunos e funcionários das Escolas de Trancoso e de Vila Franca das Naves)? E, se sim, qual foi a sua posição sobre o assunto?
  • Quem foi a inteligência que descobriu que se pode fazer um mega-agrupamento de Escolas que permita gerir correctamente realidades tão distantes e tão afastadas geograficamente como as de todas as Escolas do enorme concelho de Trancoso?
  • Quanto tempo demorará a levar os alunos mais afastados do actual Agrupamento até Trancoso? E em que meio de transporte serão feitas essas viagens?
  • Quem pagará as novas despesas decorrentes desta decisão precipitada e estúpida?
  • Como se fará o transporte de alunos e professores em dias de neve, nevoeiro, tempestade ou sincelo?
  • Quem irá arcar com as consequências de um investimento na actual Escola de Vila Franca das Naves que, provavelmente, daqui a uns anos, será mais elefante branco?

Finalmente há que recordar que o país não existir se uma sua parcela de território foi simplesmente abandonada, pelo esperamos que os nossos governantes tenham o bom senso de desistir desta trapalhada antes que os habitantes da nossa região tenham de dizer (e fazer…) de sua justiça.

Sem comentários: