sexta-feira, junho 04, 2010

Outra notícia sobre a extinção do nosso Agrupmento de Escolas

Concentração numa única unidade orgânica
Vila Franca das Naves contra extinção do Agrupamento de Escolas
Por: Fátima Monteiro


A Direcção Regional de Educação do Centro anunciou a junção dos agrupamentos de Vila Franca das Naves e Trancoso e da Secundária Anes Bandarra numa única unidade orgânica

A Direcção Regional de Educação do Centro anunciou a junção dos agrupamentos de Vila Franca das Naves e Trancoso e da Secundária Anes Bandarra numa única unidade orgânica
O Ministério da Educação vai extinguir o Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves e constituir apenas um no concelho de Trancoso, que resultará de uma fusão entre as diferentes unidades. O despacho, assinado pelo secretário de Estado da Educação, indica a junção dos agrupamentos de Vila Franca e Trancoso com a Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra numa única unidade orgânica, com sede na Secundária, já a partir do próximo ano lectivo.


A anunciada extinção do Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves está a causar indignação em professores, pais e algumas entidades, que se mostram contra a decisão do Ministério da Educação de concentrar todas as escolas num único agrupamento, na sede de Concelho.

O assunto foi motivo de algumas reuniões, uma delas entre o Município de Trancoso e a Directora Regional de Educação do Centro. Em relação à proposta de alteração aos Agrupamentos Escolares existentes no Concelho, a autarquia de Trancoso disse, em comunicado, que “nessa reunião não assumiu qualquer compromisso, nem lhe foi apresentada uma proposta concreta, mas tão só várias soluções possíveis”, que não acolheram consenso. Após esta reunião, a Câmara teve conhecimento, na última semana, de uma tomada de decisão “unilateral” por parte da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), com o encontro de “uma solução que acaba com a autonomia das várias escolas e integra, num mesmo Agrupamento, a Escola Secundária de Trancoso, o actual Agrupamento de Trancoso e o Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves”. “Lamentavelmente, a mesma solução não foi adoptada noutros municípios da Região, porventura por motivos de satisfação de interesses partidários”, afirma a autarquia.

O Município, presidido por Júlio Sarmento, lamenta o teor desta decisão, discorda frontalmente da mesma e informa que, “em face desta actuação, não aceitará no actual mandato autárquico, qualquer proposta de transferência de competências, ponderando mesmo deixar de realizar todo e qualquer protocolo de colaboração”.

Nomeação de comissão administrativa provisória

Também Clara Correia, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, lamenta a decisão e o despacho do secretário de Estado da Educação do passado dia 20 de Maio. “Vamos ouvindo que as turmas têm que ter no mínimo 24 alunos, mas temos que ter em conta que estamos no Interior e sofremos do problema da desertificação”, referiu Clara Correia, acrescentando que “o Agrupamento tem mais de 300 alunos e há turmas com 21 ou 22”.

O despacho anuncia qual será a solução, que passará pela fusão dos agrupamentos de Vila Franca e Trancoso com a Secundária Anes Bandarra e a constituição de uma única unidade orgânica no Concelho. Na sequência desta alteração, será nomeada uma comissão administrativa provisória para o ano lectivo 2010/2011.

Reuniões para evitar extinção

Clara Correia receia que, com esta decisão, venham outras alterações no futuro, que poderão pôr em risco o funcionamento normal da Escola em Vila Franca, tal como está actualmente.

A mesma responsável salienta a boa localização e condições da Escola-sede do Agrupamento, com a existência de vários espaços para os alunos e salas aquecidas no Inverno. “A Escola tem tudo o que os alunos precisam para estarem bem integrados”, reforça, atestando a boa integração e aprendizagem com os “bons resultados” alcançados “a nível nacional”.

Para que a decisão do Ministério não se concretize na prática, Clara Correia espera que as forças vivas da Vila não cruzem os braços e se movimentem. A Associação de Pais já reuniu com algumas entidades e no final desta semana deverá haver uma nova reunião. O objectivo é evitar o fim do Agrupamento.

Sem comentários: